Pólo Estadual do MOVA-Brasil envia ofício reforçando pedido do Núcleo à Prefeitura

À Secretaria Municipal de Educação e à Prefeitura Municipal de Jaboticatubas
C/C à Promotoria Municipal e às turmas do MOVA - Jabotucatubas

Prezados Maria Zélia e Dr. Luiz Mauro,

            O projeto MOVA-Brasil, inspirado no Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos criado pelo educador Paulo Freire, é desenvolvido pelo Instituto Paulo Freire (IPF) em parceria com a Petrobras e a Federação Única dos Petroleiros (FUP) e tem como finalidade promover a dignidade humana por meio de um curso de alfabetização que melhore as condições de participação cidadã, de trabalho e geração de renda, garantindo aos educandos(as) e às comunidades a oportunidade de reconstruir seu destino e de conquistar o direito à cidadania plena e participativa.
Em Minas Gerais o projeto MOVA-BRASIL possui cento e sete (107) turmas distribuídas em vinte e nove municípios no estado. Em diversos municípios contamos com a parceria das prefeituras no transporte das educadoras e/ou educandos: Rio Manso, Santa Maria de Itabira, Bocaiúva, Capitão Enéas, Betim, São Francisco e Montes Claros. No município de Jaboticatubas o projeto MOVA – Brasil, com a articulação da Amanu – Educação, Ecologia e Solidariedade, vai para seu segundo ano de exitoso funcionamento. Nesse ano de 2012 contamos com cerca de cento e setenta e três educandos (173), dez educadoras e dez turmas espacialmente distribuídas no município de forma a garantir o direito à alfabetização de jovens e adultos onde a demanda social assim exigir. As turmas estão localizadas nas seguintes localidades: Capão do Berto, São José da Serra, Curralinho, Comunidade Quilombola Mato Tição, Capão Clemente, Capão Grosso, Boa Vista, Mato Barreiro, Joana e Barreiro.
Nesse momento vivemos uma dificuldade em relação ao transporte dos educandos do projeto. Muitos deles vivem distante dos locais onde funcionam as turmas. Solicitamos a colaboração da Prefeitura Municipal de Jaboticatubas para a garantia de transporte dos mesmos, de acordo com solicitação já enviada pela Amanu. Dito isso, contamos com a parceria, compreensão, sensibilização e cooperação do poder público municipal para com a relevância e o impacto social do Projeto MOVA-Brasil no município de Jaboticatubas.
Agradecemos desde já.
Andréia Sol Cardoso
 Coordenadora - Minas Gerais

Para saber mais sobre o PROJETO MOVA – Brasil veja o site: www.paulofreire.org

Um comentário:

arquimedes jose de oliveira disse...

ola bom dia, eu arquimedes jose de oliveira, sou um educador do mova brasil alfabetizado, a nove anos e quatro meses,gostaria de saber ao senhores sobre relacionar aula, a quem mora na devisa, eu seleciona aula em diadema ficamos em ferias no segundo semestre,ao voltar para o segundo semestre as pessoas que são da entidade que faz parte de de diadema eles me brecarão, diz que não poderia da aula porque eu não moro em diadema,gostaria de saber porque que eles são desta maneira com as pessoas, diz que o prefeito que não conhece o que e mova, eu estou procurando a onde eu poderia selecionar aula para os alfabeto por eles em pratica a prender ler escrever para ser um cidadão brasileiro, eu aplica aula na igreja imaculada conceição diadema diadema centro sp por favor me ajuda a trazer a plastica e este seres humanos que quer aprender a ler,o meu nome arquimedes jose de oliveira mora venida senador vitorino frei ponto de referencia praça herculana ribeiro da siva sp numero 838, estou a gurdando a uma resposta dos senhores obrigado a todos.