Centro Cultural Comunitário


O que é o Centro Cultural Comunitário?
O  Centro  Cultural  Comunitário  do Berto,  Espada  e Xirú está sendo construído  no prédio  
da  antiga escola rural do Espada,  que foi desativada após a nucleação escolar. Nesse novo espaço,  pretendemos: 
I. Estimular,  propor  e  executar ações educativas e culturais que promovam a diversidade cultural; II. Valorizar e resgatar as atividades culturais tradicionais; III. Valorizar e multiplicar os saberes ecológicos tradicionais; IV.  Promover o contato com novas manifestações artísticas e culturais; V. Ampliar os espaços de encontro dos moradores para dialogar, conhecer e criar cultura.  

Onde fica e quem faz parte?
As comunidades do Berto, Espada e Xirú ficam na zona rural à noroeste de Jaboticatubas, próximas ao Cipó e a Santana do Riacho. Lá moram agricultores familiares, oleiros, artesãos, violeiros, raizeiros, benzedeiros, comerciantes, motoristas, pedreiros, poetas, donas de casa,  etc.  Muitas pessoas estão envolvidas com a construção e organização das atividades no  Centro Cultural: crianças, jovens, adultos e idosos, homens e mulheres. Para coordenar os trabalhos, criamos o Grupo Gestor do Centro Cultural, que se reúne mensalmente e atualmente tem 17 integrantes. 

Como está sendo construído?
O  Centro  está  sendo  construído em  mutirões,  que  são momentos de reformar o prédio
e também de conversar, discutir as possibilidades para o Centro, conhecer  novas  técnicas  
e  se divertir. Com apoio financeiro do Grupo de Amigos do Centro Cultural, com atividades que realizamos para arrecadação, e com trabalho voluntário das comunidades e da Amanu, compramos os materiais necessários para a reforma e realizamos as oficinas. Já foi refeita toda a pintura, os encanamentos dos banheiros e iluminação, e oferecidas oficinas de: tinta de terra, reutilização de materiais, iluminação com garrafa pet. As técnicas utilizadas no Centro são replicadas nas casas dos moradores. E ainda há muito a fazer!

Por que e como apoiar?
Apoiando esta iniciativa você contribui para melhorar a qualidade de vida das populações do campo, discriminadas no acesso aos direitos humanos básicos, e preservar o cerrado através da promoção e fortalecimento de modos de vida mais sustentáveis. Seja um Amigo do Centro Cultural! Este  é  um  grupo composto por aqueles  que  pretendem  fazer doações  mensais e manter um vínculo maior com o projeto, de acordo com o interesse de cada  um.  É  simples,  basta entrar em contato com a Amanu e solicitar o envio da Ficha de Inscrição e demais informações. Você também pode contribuir em nossas campanhas ou entrar em contato para apoiar de outras formas...

Veja aqui todas as notícias do Centro Cultural!