Sobre a Amanu

Quem Somos

A Amanu é uma associação civil, sem fins lucrativos, fundada em 2007 a partir da reunião de integrantes de 3 grupos autônomos que atuavam na Região Metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais: o Uirapuru - Filosofia e Educação, o Grupo Aroeira - Ambiente, Sociedade e Cultura, e o Tecer - Grupo de Estudos em Educação de Jovens e Adultos.

Estes grupos eram compostos por estudant
es e profissionais de diversas áreas do conhecimento, que atuavam com formação e assessoria especialmente em agricultura urbana, ações socioambientais, educação de jovens e adultos, saberes ecológicos tradicionais, e filosofia e educação. Percebendo que trabalhavam sobre os mesmos princípios e com os mesmos fins, mas que suas ações precisavam se fortalecer, se uniram na Amanu, no intuito de mobilizar e apoiar ações populares comprometidas com uma sociedade mais justa e ecológica, especialmente a partir dos princípios da agroecologia e da educação popular.

E por que Amanu? Porque o ser humano é um animal que não tem sua casa pronta, precisa construí-la com o que a natureza lhe dá: base material e
possibilidade de criar cultura. Sendo a amanualidade a capacidade que temos de, conhecendo e projetando, transformar pelo trabalho de nossas mãos a natureza dada em uma segunda natureza, nossa casa, escolhemos este conceito como guia visto que ele aponta uma necessidade com a qual lidamos: precisamos ser criativos e abertos o suficiente para, ancorados na diversidade de recursos e de culturas, construir moradas que respeitem a natureza e os homens.

Objetivos e Atuação

A Amanu atua através de execução e apoio à projetos; realização de pesquisas, publicações, intercâmbios, eventos, reuniões, círculos de estudos, conferências, debates, cursos, oficinas, palestras e seminários; estabelecimento de parcerias; e prestação de serviços com o intuito de fortalecer as organizações populares de base; melhorar a qualidade de vida das comunidades; incentivar a participação política das organizações populares; contribir para o estabelecimento de políticas públicas que dialoguem e reconheçam as demandas dessas organizações; incentivar a mobilização e participação políticas das organizações de base; e contribuir para o fortalecimento de relações sustentáveis entre os seres humanos e a natureza. Dentro desses princípios, atuamos especialmente nas áreas da agroecologia, permacultura, economia popular solidária, educação popular, agricultura urbana, e ações socioambientais, sejam voltadas à infância, adolescência, juventude, idade adulta ou pessoa idosa. Acreditamos na importância de ações educativas que auxiliem os sujeitos na compreensão do mundo em que vivem e das relações que estabelecem com e no mundo, por isso, a educação permeia todas as nossas ações.