Ações

As ações contínuas da Amanu visam acompanhar políticas, projetos, ações e demais oportunidades para a melhoria da vida no campo. Até o momento, atuamos nas seguintes frentes:

(2011) Apoio para formação de turmas do MOVA-Brasil nas áreas rurais de Jaboticatubas/MG: este é um projeto do Instituto Paulo Freire, inspirado no Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos criado pelo educador Paulo Freire. 

(2010-Atual) Apoio e discussão da compra da agricultura familiar pelo PNAE em Jaboticatubas/MG: a Amanu e demais envolvidos buscam junto à Prefeitura criar melhores condições para que a compra dos 30% previstos na Lei nº 11.947/2009 seja efetivada.

(2009-Atual) Apoio para divulgação e acesso ao Vestibular do LECAMPO/UFMG: divulgamos o vestibular na áreas rurais de Jaboticatubas/MG e buscamos potencializar as possibilidades de acesso. Em 2009, oferecemos um grupo de estudo gratuito, onde os educadores da Amanu procuraram divulgar a existência desta modalidade de curso superior e discutir temáticas relacionadas à educação do campo, bem como relembrar junto aos participantes alguns conteúdos centrais das provas. Em 2010, iniciamos um diálodo com o EDUCAMPO/UFMG para estudar formas de oferecer uma formação mais contínua;

Atuamos também em parcerias e apoio à coletivos:

(2011) A convite da Comunidade do Capão Grosso, a Amanu apóia o grupo do Parque Ecológico do Capão Grosso, através de reuniões, visitas técnicas, compartilhamento de técnicas e metodologias;

(2010) Junto ao Grupo Sementes Crioulas-MG participamos da coordenação do curso Sementes Crioulas que se articulou com a vinda de Yanick e Christine Loubet, dois dos produtores franceses de sementes crioulas que trabalham em parceria com a Fundação Kokopelli;

(2009) Em parceria com o Grupo Aroeira - Ambiente, Sociedade e Cultura e com apoio da Secretaria de Educação de Jaboticatubas/MG viabilizamos a participação das comunidades do Berto e Espada na Feira de Produtos da Sociobiodiversidade, ocorrida durante o Seminário de Saberes Ecológicos Tradicionais, na UFMG.

Outro esforço é o de sistematizar e comparilhar experiências, o que temos feito através de palestras e publicações de integrantes da Amanu. Para participar, fiquem atentos aos eventos.