Alfabetização de Adultos em Comunidades Rurais de Jaboticatubas

A Associação Amanu, com apoio da Emater Local e das Associações Comunitárias, viabilizou a aprovação de um núcleo do Projeto MOVA-Brasil em Jaboticatubas, o que beneficiará cerca de 220 jovens e adultos que aprenderão a ler e escrever, 10 educadoras que terão a carteira assinada e receberão formação em educação popular, e 10 comunidades rurais que receberão as turmas. A Amanu ficará enquanto coordenadora local, acompanhando as educadoras de perto.
A demanda é grande em Jaboticatubas, onde muitos não tiveram oportunidade de aprender a ler e escrever e ainda hoje não tem como participar da EJA (Educação de Jovens e Adultos) municipal, que se restringe à duas turmas de alfabetização na sede do município, para onde muitas comunidades não possuem sequer meios de transporte, e ao Telecurso 1º grau. Apesar da educação ser um direito, muito precisa ser feito para efetivá-lo. Neste cenário, o Projeto MOVA-Brasil surge como uma oportunidade única. Em Jaboticatubas, acreditamos que este trabalho se soma aos já em curso e aos que virão na busca de melhoria de vida para as comunidades rurais do município. Uma das turmas, inclusive, funcionará no Centro Cultural Comunitário Pacífico Inácio, atendendo demandas apresentadas em 2010 pelas comunidades com ele envolvidas.

 Seleção das Educadoras do MOVA-Brasil Núcleo Jaboticatubas, ocorrida no CRAS Municipal em fevereiro de 2011, com participação de Equipe da Amanu, do MOVA-MG, da Emater Local e da Secretária de Educação Municipal.

Nenhum comentário: