Nessa terra tudo dá!

O Projeto "Nessa terra tudo dá: fortalecendo a agricultura familiar em Jaboticatubas" partiu das experiências da Amanu com a agroecologia e da realidade das turmas de alfabetização de jovens e adultos no campo do Núcleo "O saber não tem idade e não ocupa espaço" do MOVA-Brasil

No fim do ano de 2011, vendo o perfil dos educandos e de acordo com os trabalhos das educadoras voltados para o entendimento e transformação da realidade local, a Amanu propôs este projeto, de forma a fortalecer os trabalhos dos agricultores familiares no município. Embora a população rural de Jaboticatubas seja bem maior que a média nacional, e que essas pessoas se ocupem em grande maioria na atividade agrícola, a renda gerada é pequena para manter o entusiasmo e escolha pela produção no campo, sendo que as novas políticas públicas para a agricultura familiar (como o PNAE) precisam ser melhoradas por aqui. As educadoras receberam com entusiasmo a proposta e juntos, os técnicos da Amanu, as dez educadoras e os cerca de 100 educandos, discutiram o projeto até que chegassem à melhor forma de executá-lo, sabendo de antemão as demandas que aparecerão.

O projeto prevê uma construção coletiva, partindo da sensibilização das comunidades, do fortalecimento e valorização da identidade de agricultor familiar, do levantamento de demandas e construção conjunta de possibilidades através de um planejamento participativo. Do início  ao fim, o projeto atua em parceria com o Núcleo do MOVA, capacitando as educadoras, que se transformam em lideranças comunitárias, contando com os educandos na mobilização comunitária e dialogando com as temáticas trabalhadas pelas turmas de alfabetização.

O processo de fortalecimento da agricultura familiar é necessário para termos um país mais justo e ecológico, que respeite seu povo e sua cultura. É, portanto, uma tarefa de todos! Junte-se à nós nessa luta, contribua com o projeto como patrocinador ou parceiro, fale conosco!


Um comentário:

Unknown disse...

Boa tarde meu nome é Janderson sou aluno da UFMG/ Campus Pampulha/Geografia Licenciatura noturno e tenho grande interesse em saber mais a respeito do projeto? pretendo fazer um trabalho a respeito dos agricultores familiares e da feira de Jaboticatubas.