Turma do Capão do Berto envia carta à Câmara Municipal

Durante o ano, um dos temas que nortearam os trabalhos da turma do MOVA-Brasil na comunidade do Capão do Berto foi a saúde. Ao fim das discussões, os educandos, educadoras e comunidade em geral enviaram à Câmara Municipal uma carta onde reivindicam o acesso à este direito e expõem a falta de atenção do município para a área rural. Leia abaixo:



Capão do Berto, 14/11/2011

Excelentíssimo Sr. Prefeito de Jaboticatubas
e Ilustríssimos Srs. Vereadores da Câmara Municipal

É com grande respeito que nos dirigimos aos Srs. e oferecemos nossos cumprimentos para apresentar nossas reivindicações.
Sabemos da imensidão e grandeza do nosso Município e estamos atentos para os trabalhos nele desenvolvidos, como também estamos conscientes dos nossos direitos e deveres enquanto cidadãos jaboticatubenses. Por isso mesmo, queremos que os Senhores olhem com mais atenção para a nossa comunidade, que é uma das mais distantes da Sede, ficando, muitas vezes, a margem dos benefícios.
Queremos reclamar da precariedade no setor da saúde. Nós, educandos do Projeto MOVA-Brasil e a comunidade como um todo, depois de algumas conversas, decidimos reivindicar sua atenção para as seguintes questões:
(a)    Tratamento dentário acessível à população visto que a maioria não tem condições de pagar pelo tratamento;
(b)   Dificuldade que temos para acessar médicos especialistas e exames, já que temos que pagar passagem para vir até a cidade apenas para agendarmos os mesmos;
(c)    Falta de água tratada;
(d)   Inexistência de coleta de lixo. Sabemos que não devemos queimá-los e nem deixá-los espalhados em qualquer ambiente, mas nunca houve atenção da prefeitura para isso;
(e)    Não há entrega de nossas correspondências pelo correio, precisamos ir a cidade para isso;
(f)    Construção de um tele-centro com internet, pois a comunidade não tem acesso necessitando do deslocamento até Almeida ou Jaboticatubas;
(g)   O atendimento médico é feito na Igreja sem a mínima condição adequada.

Muitas vezes buscamos ajuda no Município de Santana do Riacho, onde os moradores da Zona Rural têm ônibus gratuito uma vez por semana, prioridade nas fichas de consultas, tratamento dentário e transporte gratuito para exames e consultas fora do Município. Beneficio que esta em risco devido as péssimas condições em que se encontra a pinguela de acesso que foi construída com ajuda da prefeitura de Santana do Riacho. De Jaboticatubas só houve promessas. Essa travessia também é o único acesso para pegarmos o ônibus da Saritur que realiza o trajeto Santana a BH.
Estamos construindo aqui um Centro Social com nossos próprios recursos, que servirá para atendimento médico, reuniões, cursos e outros eventos. Apesar de todas as tentativas de dialogar com a prefeitura, não houve sequer uma visita por parte do prefeito e dos vereadores desde o ano da eleição.
Tivemos este ano uma turma de alfabetização onde a maioria dos alunos desistiu pela falta de transporte. Contudo, estamos conseguindo vencer mais essa etapa. Não é de nossa intenção ofendê-los, nem desrespeitá-los, só queremos lembrar ao Exmo.Sr. prefeito e vereadores que existimos para além do ano eleitoral. Independente de estarmos na zona rural fazermos parte de Jaboticatubas e queremos estar incluídos nos benefícios que são de direito de todos e previsto na Constituição.
Desde já agradecemos Vossa atenção e esperamos que nossas reivindicações sejam plenamente atendidas.

Turma de alfabetização do Projeto MOVA-Brasil e comunidade do Capão do Berto.

Nenhum comentário: