Exibição do vídeo "Velho é o Mundo" nas 10 comunidades participantes do MOVA

Como estratégia de divulgação, esclarecimento, sensibilização e estímulo a um maior envolvimento das comunidades e parceiros no Núcleo Jaboticatubas do Projeto MOVA-Brasil, a Amanu produziu o vídeo "Velho é o Mundo", que mostra um pouco de como está acontecendo o Projeto no município. As filmagens ocorreram nos dias 06 e 07 de maio, e para produção do vídeo contamos com trabalhos da Amanu, seus colaboradores e educadoras do Núcleo. Também tivemos apoio do MOVA, da Recid e do Mandato do vereador Geraldo Aparecido Marques. 

Durante o mês de junho, o vídeo foi exibido nas 10 comunidades rurais onde estão ocorrendo as aulas de alfabetização, em encontros organizados pelas turmas - educadoras e alunos. Os encontros também tiveram comes e bebes, música, depoimentos, manifestações, conversas, teatro, fogueira, brincadeiras e até quadrilha!


Na reunião de Núcleo, foi analisada a importância da ação em relação à alguns pontos: mostrar a grande demanda por alfabetização de jovens e adultos no Brasil; mostrar como está ocorrendo o projeto para todos os envolvidos e interessados; fortalecimento das associações comunitárias que apóiam o projeto; aumento da auto-estima e bem estar dos alunos, que ficaram orgulhosos por estarem participando; combate à discriminação e vergonha em relação ao analfabetismo; valorização das comunidades e da vida no campo; momento de confraternização e encontro nas comunidades, espaços que vêm se tornando escassos; mostrar a necessidade de fortalecimento e união das comunidades para conquistar melhorias na qualidade de vida.

"Se você for nas comunidades rurais hoje, e perguntar quem quer continuar os estudos, todos querem. Hoje em dia para tudo é exigido estudo, então, não dar essa oportunidade às comunidades rurais é o mesmo de dizer que essas pessoas ficarão excluídas, que nunca servirão pra nada" Fernando, presente no encontro na comunidade de Joana

Veja as fotos dos encontros:

Nenhum comentário: