Curso: Manejo de Sementes Crioulas

Histórico da Articulação:

No fim de Novembro de 2010, Yanick e Christine Loubet, dois dos produtores franceses de sementes crioulas que trabalham em parceria com a Fundação Kokopelli (banco internacional de sementes crioulas), darão pela segunda vez um curso de manejo dessas sementes ancestrais a agricultores na Colômbia. Sua vinda ao continente sul-americano está sendo patrocinada pela FAO (órgão da ONU para agricultura). Eles nos ofereceram uma extensão dessa jornada de disseminação gratuita desse conhecimento de vital importância no tema da soberania alimentar. Assim, desde julho de 2010 teve início uma articulação em nível nacional com liderança descentralizada e horizontal para definirmos o roteiro que o casal percorrerá durante o mês de Dezembro de 2010 em território brasileiro. Foram definidos Belo Horizonte/MG (4 e 5/12), Barra do Turvo (Vale do Ribeira)/SP (11 e 12/12), Curitiba/PR (14,15 e 16/12) e Pirenópolis/GO (21 e 22/12).


A ficha de inscrição é para o curso de Belo Horizonte.


Conteúdo do curso:


A proposta é flexível dependendo da demanda de cada local, porém tendo como elementos norteadores os seguintes pontos:
 
De variedades que crescem naturalmente a uma seleção mais restritiva, passando por sementes híbridas, clones e transgênicos; Como fazer uma seleção sem alterar as variedades; Como produzir sementes; A vida do solo: a chave para qualquer tipo de vida na Terra; Outras atividades propostas envolvendo a temática (agroecologia, permacultura, agricultura urbana, alimentação orgânica, biodiversidade, reciclagem e reutilização... e aquilo que a sua criatividade sugerir). As atividades sugeridas não passarão por critérios de seleção rigorosos, e o único interesse dos organizadores é a troca de conhecimento (se existir algum curso que precise de investimento para sua realização os valores também serão explicitados).
Saiba mais a respeito de como participar ou sugerir algo na Semana de Compartilhamento de Saberes:

Teremos a companhia do casal em Belo Horizonte por cerca de 10 dias (de 28/11 a 09/12). Decidimos aproveitar esta ocasião em que duas pessoas de outro continente estão vindo à nossa cidade dando um nobre exemplo de compartilhamento gratuito de um conhecimento libertário e de importância vital como é o manejo de sementes crioulas, e estimular a socialização de outros conhecimentos também. Assim, os indivíduos, organizações e movimentos que se interessem em compartilhar algum saber gratuitamente (solicitaríamos apenas alguma contribuição para cobrir eventuais custos de oficinas) são bem vindos para propor alguma atividade em qualquer local de Belo Horizonte ou seu entorno. Foi definida de antemão uma oficina de confecção de telhados de embalagens tetrapak (caixas de leite e suco vazias) para reforma do telhado da cozinha externa da Casa Somática. A data da oficina será divulgada em breve.


INSCRIÇÕES:


As inscrições podem ser feitas por formulário, impresso ou online, encaminhado aos individuos ou grupos envolvidos na organização:


O limite para a participação nos dias 4 e 5 é de 40 participantes, que serão selecionados utilizando critérios que levam em conta a multiplicação do saber, mas apenas caso a demanda exceda o limite.


Inscreva-se AQUI.

COLABORE:

Queremos que você sugira também alguma atividade. Pode ser uma mexida na sua horta, pode ser uma troca de idéias, enfim, tudo que você quiser/puder oferecer, dos dias 28/11 a 09/12 (com exceção dos dias 4 e 5, onde ocorrerão as atividades referentes as sementes crioulas juntamente com o casal francês).


Clique AQUI para sugerir uma atividade.


Importante:

A atualização do quadro com as atividades será constante, dependendo somente da disponibilidade de acesso a internet dos organizadores dessa página.

Abraços fraternos;

Grupo das Minas, organizações e indivíduos envolvid@s.

Para saber mais sobre o evento:

Chamado para a reunião de articulação do curso de manejo de sementes crioulas em Belo Horizonte - 7/11
Ata da 1ª reunião de articulação do curso de manejo de sementes crioulas em Belo Horizonte
Grupo de discussão virtual "sementescrioulas" no Yahoo!
Site oficial da Kokopelli Seed Foundation (em português)
Blog da AMANU - Educação, Ecologia e Solidariedade
Casa Somática
4 Cantos do Mundo
ECOVIDA
Grupo Aroeira - Ambiente, Sociedade e Cultura 

Nenhum comentário: