Início do projeto Nessa Terra Tudo Dá

O projeto Nessa Terra Tudo Dá: Fortalecendo a Agricultura Familiar em Jaboticatubas teve início oficialmente no dia 15 de março de 2012, em reunião com as educadoras no centro urbano de Jaboticatubas.A relaização desse projeto faz parte das estratégias listadas pelo Núcleo após a participação na plenária do Fórum Metrô.

Na reunião, foi votado o nome do projeto, a partir de sugestões de educadoras, educandos e coordenadores; foi definida a estratégia de mobilização para os encontros de apresentação nas comunidades, através de faixas e convites; definido o calendário dos encontros; e discutida a primeira apostila de formação para as educadoras, que trata do conceito de agricultura familiar e acessos à mercados. 

A seleção de textos para a apostila buscou trazer discussões conceituais e históricas, aliadas à relatos de experiências de agricultores. Foram discutidos os seguintes textos:

Índice:

Agricultura familiar no Brasil
2. A agricultura brasileira ontem e hoje [capítulo do texto de Carlos Mazzetto para o Projeto Brasil Sustentável e Democrático]
Comercialização local/regional
Experiências com feiras
Experiência com mercados institucionais: PAA e PNAE
Experiências associativas

Pudemos perceber que as discussões trouxeram temáticas e situações familiares às educadoras, que relataram experiências de suas famílias e comunidades. Muitas das experiências recentes da agricultura familiar, por outro lado, despertaram interesse por serem diferentes das que elas conhecem no município.

A próxima etapa será a apresentação do projeto nas dez comunidades junto às turmas do MOVA, participe!

Nenhum comentário: