Núcleo do MOVA em Jaboticatubas entrega carta à Prefeitura

Essa carta faz parte das estratégias listadas pelo Núcleo após a participação na plenária do Fórum Metrô e foi enviada após o Prefeito, durante a cerimônia de entrega de certificados, ter se comprometido em apoiar o projeto.


Jaboticatubas, 19 de janeiro de 2012

Solicitação de transporte dos educandos do MOVA – Brasil

Excelentíssimo Senhor Prefeito Dr. Luís Mauro e demais representantes do poder público,

    Em 2011 foram instaladas em dez comunidades rurais jaboticatubenses turmas de alfabetização de jovens e adultos do projeto MOVA – Brasil, que terão continuidade nesse ano que se inicia. O MOVA – Brasil tem como principal objetivo inserir no mundo da leitura e da escrita jovens e adultos que tiveram seus direitos de aprender a ler e escrever negados. Sabemos, como consta na Constituição Federal, que é direito de todo cidadão ter acesso à educação de qualidade, e que esse direito é condição de possibilidade para o pleno exercício da cidadania democrática. Estamos cientes também das metas previstas no Plano Nacional de Educação – PNE, que visam a erradicação do analfabetismo total e funcional e a inserção dos educandos que vivem no campo em escolas do campo, ou seja, proporcionar um processo de escolarização que esteja vinculado ao ambiente em que vivem os educandos. Em Jaboticatubas, a oferta de EJA – Educação de Jovens e Adultos é pequena e não atende aos educandos das comunidades rurais, já que o transporte teria que ser feito para as áreas urbanas em horário inadequado ao aluno trabalhador. Assim, o MOVA – Brasil vem de forma emergencial atender uma demanda latente no município, estando mais próximo desses educandos e os instigando a continuar os estudos.
    Em Jaboticatubas, o MOVA funciona nas comunidades do Capão do Berto, Joana, Curralinho, Capão Clemente, Mato do Tição, Mato Barreiro, Boa Vista, Barreiro, Capão Grosso e São José da Serra. Em 2011, atendeu 155 educandos, contando com o apoio destes e das associações comunitárias na sua manutenção, pois o deslocamento dos educandos, o prédio onde a turma funciona, a alimentação e diversos materiais necessários às práticas pedagógicas são responsabilidade das turmas e dos parceiros locais. No entanto, o total de pessoas inscritas foi de 244, que acabaram não terminando o ano com a turma, muitas delas devido à dificuldade de deslocamento. Ainda, o Projeto tem possibilidade de atender cerca de 300 educandos, e há pedidos de outras comunidades para que possam também participar das turmas nesse ano de 2012. Sendo assim, para que o Projeto continue e possa oferecer essa oportunidade à mais pessoas, a principal dificuldade é a falta de transporte, o que deixa diversos cidadãos que moram a 5 ou 10 km das turmas sem ter o direito ao acesso a educação garantido. Esse educando trabalhador precisa de um transporte e uma escola que o atenda sem prejudicar seu horário de trabalho, a escola que o MOVA vem tentando garantir, mas a falta do transporte dificulta e muito a garantia do acesso e permanência destes educandos das áreas rurais.
    Por esses e outros motivos é que nós do MOVA – Brasil de Jaboticatubas solicitamos a parceria da Prefeitura de modo a garantir o transporte dos educandos jovens e adultos das áreas rurais de suas comunidades até o local em que funcionam as turmas de alfabetização do MOVA - Brasil. Como as turmas estão instaladas em escolas rurais, igrejas, associações comunitárias e prédios onde funcionavam antigas escolas rurais, acreditamos que o transporte das comunidades do entorno dessas turmas não será oneroso e possibilitará um deslocamento curto para o aluno trabalhador que já tem dificuldades de manter os estudos numa rotina cansativa de trabalho e muitas vezes em idade avançada. Além disso, em várias dessas comunidades já dorme o ônibus escolar que não tem uso noturno, o que facilita o atendimento à demanda das turmas do MOVA.
    Para que esse transporte seja de fato acessível precisamos: de transporte no entorno às turmas (num raio de 10 km em relação a cada turma), que leve os alunos para as aulas entre 18:00 e 19:00 horas, e retorne com eles entre 21:00 e 22:00 horas (pois o horário de funcionamento das turmas é flexível e pode variar para melhor atender o educando).
    Acreditamos que o Poder Público tem interesse em atender aos direitos públicos de seus cidadãos, fazendo valer o acesso e a permanência dos cidadãos do campo de Jaboticatubas ao ensino de qualidade. Dessa forma, agradecemos a atenção e esperamos que a Prefeitura estude meios de firmar essa parceria, seja adicionando o pedido à licitação do transporte escolar, seja via parceria com entidades devidamente registradas que fazem parte do MOVA ou de alguma outra forma que seja legalmente possível.
Atenciosamente,
Educandos, educadoras, coordenadores, articuladores e parceiros do MOVA – Brasil de Jaboticatubas.

Para maiores informações sobre o MOVA – Brasil visite: www.associacaoamanu.blosgpot.com ou www.paulofreire.org e procure os materiais organizados pelo Núcleo Jaboticatubas já entregues à Prefeitura, como o Vídeo “Velho é o mundo”.

Nenhum comentário: