Disseminando o conhecimento e o uso da homeopatia


A partir dos temas geradores que nortearam o trabalho das turmas do Projeto MOVA-Brasil, que giravam em torno da saúde, foi proposta pela Inez Alvez e pela Amanu vivências para divulgação da homeopatia junto às educadoras e educandos. O objetivo era tratar da temática da saúde sobre a perspectiva da homeopatia, tanto em tratamento humano quanto nas atividades da agricultura, muito presentes nas turmas. A importância se dá pela precariedade do serviço de saúde oferecido no município e pela ampla utilização de agrotóxicos, com casos de intoxicação e morte conhecidos. De acordo com o interesse e as condições de cada turma, foram preparadas junto às educadoras 2 vivências, uma no centro urbano de Jaboticatubas e outra no centro urbano de São José de Almeida. As vivências foram organizadas para as turmas do MOVA, mas foram também abertas e divulgadas para a comunidade em geral.

Em Jaboticatubas, o encontro ocorreu no dia 29 de outubro de 2011 e contou com a presença de 23 pessoas, entre representantes da Amanu, do Capão Clemente, Mato do Tição, Belo Horizonte, Barreiro, Jaboticatubas, Mato Barreiro, Brumadinho, Capão Grosso, São José de Almeida e Lagoa Santa. Em relação às turmas do MOVA, a participação foi abaixo do esperado. Ainda, muitos não ficaram durante todo o encontro. Contudo, foi muito importante a presença do José Osvaldo, de Brumadinho, que compartilhou suas experiências com ME e é possível local de visita; de Luiz Gustavo, que é presidente do Sindicato dos Profissionais em Terapias Naturais, Energéticas e Complementares de MG e que está aberto a parcerias; de Francisco José do Sindicato dos Produtores de Almeida, que quer fazer a transição agroecológica; e de Sueni Paladini, terapeuta floral. Também, todos os presentes gostaram muito do encontro e agora entendem um pouco melhor a importância da temática para a melhoria da qualidade de vida.

Já em São José de Almeida, após conversa com as educadoras e retorno sobre o encontro em Jaboticatubas, a presença das turmas do MOVA foi grande. O encontro ocorreu dia 5 de novembro de 2011 e contou com a presença de 30 pessoas, entre representantes de São José da Serra, Capão do Berto, São José de Almeida, Sindicato rural, Fazenda Santo Antônio, Curralinho, Joana e Capão Grosso. Aos poucos as pessoas foram ficando a vontade e o encontro teve um clima divertido, com grande participação dos educandos e educadoras. O interesse despertado foi grande, como exemplifica a fala de Seu Antônio, da comunidade do Berto: “Eu já participei de muitas coisas na minha vida, para tudo que fui chamado eu tentei participar, fiz cursos, participei de associação e sindicato. De todas as coisas que eu vi essa foi a mais importante, pois falou de muitas coisas que conhecemos [uso de plantas para o cuidado com a saúde e produção orgânica] mas levou para um lado totalmente diferente, que a gente nem imaginava que existia, e que é muito importante. E não fui só eu que achei não, no ônibus de volta viemos comentando isso e muitos concordaram”. ia.almente diferente, que a gente nem imaginavapois falou de muitas coisas que conhecemos, mas levou para um lado tota

As atividades estão previstas para continuar em 2012, com o início de um novo projeto, cujo objetivo principal será disseminar o uso da homeopatia pelas populações do campo, se articulando também a outros projetos em curso e junto às turmas do MOVA. Preparem-se!

Nenhum comentário: