A religião é ópio ou libertação do povo?

Convidamos para o lançamento do livro de Rodrigo Marcos de Jesus, que é coordenador do Grupo de Pesquisa da Amanu.


Mais informações sobre o livro:

Título: Cristianismo Libertador: religião e política em Leonardo Boff
Autor: Rodrigo Marcos de Jesus
Editora: Loyola
Coleção: FAJE

Sinopse:
Cristianismo Libertador analisa a religião como articulação entre fé e política na obra de Leonardo Boff. Dois enfoques orientam o estudo: a questão filosófica da imagem de Deus e a função da Igreja no contexto latino-americano, especialmente brasileiro, dos anos 1970-80. Um questionamento é feito no decorrer de todo o texto: afinal, a religião é ópio ou libertação do povo?
A obra está dividida em três capítulos. No primeiro, é apresentado o contexto histórico-cultural e o contexto filosófico brasileiro da consciência de libertação. Álvaro Vieira Pinto, Henrique Lima Vaz e Paulo Freire aparecem como filósofos-chave para a constituição da ideia-força de libertação. No segundo capítulo é debatida a concepção filosófico-teológica de Deus em Leonardo Boff, extraindo-se suas consequências críticas. O último capítulo discute as implicações ético-políticas da concepção de Deus no cristianismo libertador e o papel que caberia à Igreja no contexto de opressão da sociedade latino-americana e brasileira. O livro conta ainda com um glossário dos principais conceitos utilizados e uma entrevista inédita com Leonardo Boff.
Cristianismo Libertador: religião e política em Leonardo Boff aborda temas de filosofia da religião, de filosofia brasileira e de pensamento político-social.

Disponível nas livrarias e nos sites:
www.livrarialoyola.com.br

Nenhum comentário: