Participação no PPP-ECOS

O projeto da Amanu Vivendo nos Cerrados Geraes - Formação Agroecológica e Educação Popular: Fortalecimento de Comunidades Tradicionais no Enfrentamento da Crise Socioambiental está entre os selecionados pelo Programa de Pequenos Projetos Ecossociais (PPP-ECOS) para o ano de 2010. Este Programa foi criado para apoiar projetos de organizações não-governamentais e de base comunitária que desenvolvem ações que geram impactos ambientais globais positivos, combinados com o uso sustentável da biodiversidade.


Integrantes da Amanu estiveram na Oficina de Capacitação em Brasília, ocorrida em Fevereiro, onde representantes de cada projeto selecionado tiveram a oportunidade de se conhecerem e conhecerem melhor a realidade de cada região. Pudemos perceber as situações comuns de conflitos ambientais no Cerrado, envolvendo extensas monoculturas de eucalipto, construção de barragens, empreendimentos imobiliários de luxo, dentre outras atividades econômicas que cada vez mais vão ocupando espaço, degradando o ambiente e dificultando a reprodução dos modos de vida das comunidades e povos do Cerrado. Também, foi possível perceber toda a riqueza cultural e biológica presente no bioma, que representa a enorme potencialidade de construirmos modos de vida ecologicamente mais viáveis e socialmente mais justos.


A Oficina, ainda, possibilitou reflexões e aprendizados sobre a situação do Cerrado, a elaboração de projetos, as políticas públicas do MDA e MMA, o teatro do oprimido e a comercialização de produtos.


Nenhum comentário: